quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

ANO DE 2022

         O ano de 2022 foi proveitoso e vitorioso para o Clube Náutico Riachuelo. Nossa equipe, formada por atletas de diferentes idades, obteve resultados expressivos, nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Porto Alegre, participamos de duas edições do Campeonato de Jovens Talentos. Na primeira edição, a equipe contou com os seguintes atletas:

- Matheus Mendes Gomes do Oliveira (Mógli),




- Lucas da Silveira,



- Giovani Prado da Silva,



- Lorhan Macari dos Santos,



- João Vitor Santos da Silva.



Na oportunidade conquistamos medalhas nas seguintes provas:

- Segundo lugar no four skiff juvenil: com Lucas da Silveira (guarnição mista, formada com atletas de outros clubes);

- Segundo lugar no Single skiff juvenil: com Lucas da Silveira;



- Primeiro lugar no single skiff juvenil: com Matheus Mendes Gomes de Oliveira (Mógli).



A “dobradinha” obtida na prova do skiff foi muito festejada por toda a equipe e pela torcida, que contou com a ilustre presença de alguns familiares, que viajaram de carro, de Florianópolis até Porto Alegre. Nossa torcida contou também com a presença dos avós de um dos atletas, que, por residirem na capital gaúcha, estiveram presentes para prestigiar o neto.





Acima, os avós do atleta João Vitor, ao lado do neto e remador do Riachuelo. Na foto abaixo, familiares do atleta Lucas, que foram torcer pelo nosso medalhista de prata.








Na segunda edição do Campeonato de Jovens Talentos, o Riachuelo conquistou os seguintes resultados:

- Segundo lugar no quatro sem júnior, com a atleta Luiza Nazário, juntamente com atletas de outros clubes.



- Segundo lugar no double skiff juvenil, com os remadores Matheus Mendes Gomes de Oliveira e Lucas da Silveira.



- Segundo lugar no quatro sem timoneiro, com os atletas Giovani Prado da Silva, João Vitor Santos da Silva, Lorhan Macari dos Santos e Mateus Silva de Souza.

O Riachuelo participou do Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, nas cidade de São Paulo, com o remador Luca Suplicy Leger, que competiu na prova de dois sem timoneiro, com um atleta do Clube de Regatas Curitiba. Juntos, eles conseguiram a medalha de bronze neste páreo.

No Campeonato Brasileiro Interclubes de Barcos Longos, o Riachuelo se fez presente no pódio, com as seguintes colocações:

- Segundo lugar no quatro sem júnior, com Luiza Nazário (com atletas de outros clubes).



- Segundo lugar no four skiff peso leve, com as atletas Gisele Santana de Freitas, Layla Luiza Borges Rodrigues, Luana Schutz Leite, e uma remadora de outro clube.



- Segundo lugar no oito júnior, com os atletas Lorhan Macari dos Santos, e João Vitor Santos da Silva, que formaram a guarnição, com remadores de outros clubes.



Nos Jogos Abertos de Santa Catarina, dezoito atletas do Riachuelo participaram, representando os seguintes municípios: Florianópolis, Rio dos Cedros, Timbó e Antônio Carlos.

A lista dos atletas é a seguinte:

João Vitor Santos da Silva




Luca Suplicy Leger



Gisele Santana de Freitas


Layla Luiza Borges Rodrigues


Luiza Nazário




Thainá Korpalski


Andreza Borges da Silva


Eliane Guedes Brasil Zanin



Paulo Gabriel da Silva Talaska


Priscila Wiggers


Giovani Prado da Silva


Robert Moraes Goia




Nesse campeonato, conseguimos duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.









O Campeonato Catarinense de Remo de 2022 foi disputado em quatro etapas, sendo as três primeiras em Florianópolis e a última etapa sendo realizada em Blumenau. O sistema de disputa adotado, foi a pontuação, de acordo com as colocações em cada páreo, ao longo das quatro etapas. Outro detalhe, em relação ao campeonato, foi a possibilidade de que os clubes pudessem inscrever em uma mesma prova, mais de uma guarnição, assim sendo, ás vezes, os clubes possuíam duas e até mesmo, três barcos no mesmo páreo. Quando o número de barcos inscritos supera a seis guarnições, foram realizadas eliminatórias para definir os finalistas.

Ao final da quarta etapa, Riachuelo e Martinelli empataram na soma dos pontos e o critério de desempate, pré-estabelecido foi o de número de vitórias. Somando as quatro etapas, o placar foi de seis vitórias para o Martinelli e nove para o Riachuelo. Desta maneira, conquistamos o BI-CAMPEONATO Catarinense de Remo, com uma grande festa em Blumenau, com a presença de atletas, diretores e alguns familiares, que lá estavam para prestigiar nossa equipe.


Presidente Fernando Amorim da Silveira, recebendo o troféu de campeão estadual e comemorando muito. 


Na foto acima estão as remadoras Layla e Luiza, encaminhando os barcos para a linha de largada, na prova em que o Riachuelo fez "dobradinha".


Foto do double skiff com Gisele e Luana, seguindo firme para conquistar a vitória.


Acima, Luca Leger, vencedor da prova do single skiff, em mais uma vitória, na quarta etapa do campeonato catarinense de remo. Abaixo, o double skiff, com Lorhan e João Vítor, que venceram mais uma prova em Blumenau.



Uma prova que merece destaque nesse relato sobre o ano de 2022, é a do oito senior feminino, que foi disputada pela primeira vez no campeonato catarinense. Participaram desta disputa as guarnições do América (Blumenau), o Aldo Luz e o Riachuelo. Nossas meninas entraram como favoritas, porém, respeitando as adversárias. O oito do Riachuelo largou muito bem, mantendo um bom ritmo e distanciando das adversárias. A vitória azul e branca veio com naturalidade e com uma distância confortável e ampla, das suas adversárias.

Na segunda posição ficou o Clube Náutico América, de Blumenau; e na terceira colocação, ficou o Clube de Regatas Aldo Luz.

Ao final da prova e na premiação, as remadoras dos três clubes confraternizaram muito e uma delas, falou em nome das demais, exaltando a participação das mulheres neste esporte, pelo qual, todos nós somos apaixonados. 

Nossa guarnição foi composta por: Eliane Zanin, Layara Augusto, Priscila Wiggers, Luiza Nazário, Luana Leite, Thainá Korpalski, Gisele Freitas, Layla Borges, Andreza Bosrges (Timoneira).








Nestas quatro etapas do campeonato catarinense de remo, o Riachuelo participou de 39 provas, conquistando 8 medalhas de bronze, 9 de prata e 15 medalhas de ouro. Apenas 8 barcos não subiram ao pódio. Teve atleta que participou apenas uma vez, e houve quem chegou a representar o Riachuelo, 9 vezes.

Em 2022, participamos do Campeonato de Remo Costal, realizado na praia de Canasvieiras. Foi um evento festivo, organizado pela Confederação Brasileira de Remo.

Fora do campo das competições, realizamos no galpão do clube, uma bela festa de aniversário, envolvendo diretoria, atletas e familiares e outros convidados. Na ocasião, a diretoria homenageou os atletas que participaram e conquistaram o campeonato catarinense de remo, em 1972. Naquela conquista, o Riachuelo obteve o direito de pôr no seu brasão e bandeira, a estrela dourada, pois conforme lei federal, essa honraria seria possível apenas aos clubes esportivos de modalidades olímpicas. Em 1972, comemorava-se 150 anos da independência do Brasil; em 2022, comemoramos 50 anos da conquista da nossa estrela dourada, que tem nos guiado ao longo desses anos, rumo às vitórias!


Acima, o ex-presidente Ivan Willain (à esquerda, na foto), entregando a medalha de honra ao ex-remador, o senhor Osni Hermógenes da Silva, que é avô e bizavô de remadoras do Riachuelo.



O ex-presidente Ivan Willain entregando a medalha que homenageia a Marinha do Brasil.



Novamente, o ex-presidente Ivan Willain fazendo a entrega da medalha que homenageia o saudoso Orildo Lisbôa, que foi remador, diretor e técnico do Riachuelo. A medalha foi entregue para Felipe Domingos Lisbôa, filho do homenageado. Felipe é um dos diretores do Riachuelo.



                              

Acima, o homenageado Valter Matos da Costa, conhecido como "Binha" (à direita na foto), recebe sua medalha, das mãos do parceiro de guarnição, o ex-atleta Antônio Carlos Gomes ou "Cabeludo".
Abaixo, estão os troféus que foram entregues aos homenageados.


                              


                              

Acima, nosso ex-atleta Antônio Carlos Gomes - "Cabeludo", recebendo seu troféu, como um dos homenageados do dia. Abaixo, nosso ex-remador, Paulo Cesar da Silveira, recebendo o seu troféu, das mãos do seu irmão Ari Millen da Silveira. Paulo Cesar é pai do nosso atual presidente, Fernando Amorim da Silveira.


                             

Abaixo, nosso ex-presidente Antônio Farias Filho, recebe das mãos do irmão - Ademir Farias -, o seu merecido troféu. A família Farias é uma das mais tradicionais e numerosas, em relação á participação de atletas e/ou diretores, na história do Riachuelo.


                             
        
Fizemos o batismo de um novo barco, que recebeu o nome do nosso ex-presidente, Leonel Euzébio de Paula Neto




Outro evento festivo que realizamos neste ano, foi a Festa Junina, que teve como objetivo, conseguir verba para pagar as despesas relativas ao segundo semestre, com competições em Porto Alegre e Rio de Janeiro. Nossos atletas trabalham voluntariamente, pois sabem que este dinheiro possibilita que eles possam participar de importantes campeonatos pelo Brasil.



Acima: Eduardo Marques Cardoso e Renato Lisbôa Müller, na festa junina. Abaixo, a nossa quadrilha junina, na mais animada festa de São João do Parque Náutico Walter Lange.



Na foto abaixo, um momento na preparação da festa junina, com o envolvimento do técnico e dos atletas.



Resume-se desta forma, o ano de 2022 do Clube Náutico Riachuelo, agradecendo e parabenizando aos atletas, comissão técnica, diretoria, conselheiros, sócios, colaboradores, patrocinadores, apoiadores e familiares. Contamos com a presença, auxílio e torcida de todos, neste ano de 2023.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O RIACHUELO E EU (EM POUCAS PALAVRAS)

Fui timoneiro e remador! Fui conselheiro e atualmente sou diretor, sendo o segundo vice-presidente do Clube Náutico Riachuelo. Independente ...