terça-feira, 10 de maio de 2022

FALECIMENTO DO EX PRESIDENTE DÉCIO CARVALHO COUTO

Nasceu em Florianópolis no dia 28 de maio de 1935.

Faleceu em 24 de março de 2022.

Deixou a esposa – Marina, e os filhos: Cláudia, Décio, Mauro, Paulo e Marina (in memoriam).

Foi tesoureiro da usina Jorge Lacerda, em Tubarão e posteriormente, foi chefe do setor de telecomunicações da ELETROSUL, em Florianópolis, onde se aposentou anos depois.

No Clube Náutico Riachuelo, abraçou o legado de seu pai, o senhor Décio Kletenberg Couto, que foi o primeiro atleta do remo catarinense a participar das olimpíadas, em 1936, em Berlim.

Em 2016, quando as olimpíadas foram realizadas no Brasil, após 80 anos da realização dos jogos em Berlim, Décio Carvalho Couto teve a honra de ser uma das pessoas que conduziu a tocha olímpica, na passagem por Florianópolis.

No Clube Náutico Riachuelo foi presidente do Conselho Deliberativo e também da Diretoria Executiva, além de atuar além de suas funções e obrigações estatutárias, auxiliando no dia a dia do Riachuelo por vários anos.

Quando o Riachuelo comemorou o centenário em 2015, Décio Couto foi o responsável por elaborar uma galeria de fotos, que permanece no clube até os dias atuais.

Além de ser riachuelino, Décio Couto também era avaiano e tinha muito orgulho destes clubes, que tem os nomes diretamente ligados à Marinha do Brasil e à Guerra do Paraguai.

Nos anos em que fez parte da diretoria, Décio Couto conseguiu encaminhar atletas para trabalhar em diversas empresas, ajudando-os a ganhar o pão de cada dia, enquanto remavam no Riachuelo. Alguns deles, acabaram trocando de clube, depois de terem os empregos garantidos, demonstrando uma ingratidão para com o “seu” Décio e para com o Riachuelo. Nem por isso o nosso presidente desanimou ou deixou de ajudar.

“Seu” Décio sempre foi uma pessoa ética, correta, justa, honesta e ainda hoje, é um exemplo de caráter para nós riachuelinos e para seus filhos.

Além deste exemplo, ele mostrou que ajudar o Riachuelo não é uma tarefa impossível, pois o amor que ele teve pelo clube era maior do que qualquer dificuldade. Obrigado “seu” Décio, por tudo o que o senhor fez pelo nosso Riachuelo e que possamos continuar o legado que o senhor deixou aqui, para todos nós. Obrigado aos familiares do nosso ex-presidente pela oportunidade de prestarmos essa homenagem ao "seu" Décio.
DÉCIO CARVALHO COUTO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O RIACHUELO E EU (EM POUCAS PALAVRAS)

Fui timoneiro e remador! Fui conselheiro e atualmente sou diretor, sendo o segundo vice-presidente do Clube Náutico Riachuelo. Independente ...